O final do contrarrelógio individual vai terminar em pleno Douro, de onde vai sair o vencedor da Camisola Amarela Continente.
Será em plena Marginal de Gaia que vai culminar o contrarrelógio individual de 18,6 quilómetros desta segunda feira. Daqui vai sair o vencedor da 83ª Volta a Portugal Continente 2022 e aquele que levará para casa a Camisola Amarela Continente.
A cidade escolhida para o encerramento desta edição é Vila Nova de Gaia. Conhecida pela vida agitada da cidade, Gaia é facilmente reconhecida pela paisagem ribeirinha que tem sobre o Douro e que lhe confere uma beleza e equilíbrio únicos entre o que é natural e rural.
Falamos do terceiro município mais populoso do país e esse dado não escapa à vista no meio das ruas povoadas no centro da cidade. Terra de indústria, o concelho também se destaca pelo seu trabalho nas indústrias automóvel e vidreira. A cultura também está um pouco por toda a cidade, tal como os artistas nas ruas.
Símbolo máximo da região, é quase impossível passar por Vila Nova de Gaia sem provar o vinho do Douro e o vinho do Porto. A lampreia e o sável são os pescados de excelência da região, disponíveis apenas em certas alturas do ano.
O final da Etapa ditará o vencedor da edição 83 da Volta a Portugal Continente, aquele a quem será entregue a Camisola Amarela Continente, após o contrarrelógio individual. Relativamente técnico, mas sem grandes oscilações no terreno, os corredores saem um a um e estão em prova pela ordem inversa à classificação, partindo de minuto a minuto, com exceção dos últimos dez que saem de dois em dois minutos. O último a partir será o Camisola Amarela Continente, Frederico Figueiredo, às 17 horas, chegando cerca de 25 minutos depois à marginal de Gaia, local onde serão consagrados os vencedores da Volta 2022.