O ciclista português da Glassdrive - Q8 - Anicolor terminou o contrarrelógio em 6 minutos e 11 segundos.
Esta é a sua sétima vitória em Voltas a Portugal. Curiosamente, o português já havia vencido no prólogo inicial da Volta a Portugal de 2021, seguido também pelo colega de equipa Maurício Moreira.
Após ser sagrado vencedor, Rafael Reis referiu que a vitória era o principal objetivo do dia, tal com a Geral da Volta. "Temos um líder claro que é o Maurício e vamos trabalhar para isso", rematou.
O vencedor do Prólogo, e hoje coroado como primeiro Camisola Amarela Continente, terminou a etapa em menos tempo, com diferença de 9 segundos para Maurício Moreira e o britânico Oliver Rees, segundo e terceiro classificados, respetivamente. Rees foi também vencedor ao conseguir sagrar-se como primeiro líder da Classificação da Juventude. Vai envergar a etapa de amanhã com a Camisola Branca Jogos Santa Casa.
A 1ª Etapa da 83ª Volta a Portugal Continente terá lugar esta sexta-feira, 5 de agosto, e vai ligar Vila Franca de Xira a Elvas. O percurso terá um total de 193,5km e tem Partida Simbólica marcada para as 12h25 no Parque Urbano do Cevadeiro, junto ao Monumento ao Forcado.