A 9ª Etapa da Volta a Portugal termina com uma desafiante subida à Senhora da Graça.
O penúltimo dia de Volta encerra com a derradeira subida à Senhora da Graça, em Mondim de Basto. A 9ª Etapa da Volta, e último dia de Etapa em linha, encerra com mais 174,5 quilómetros pedalados.
Mondim de Basto é um palco do mundo rural, com os rebanhos e pastores, os trilhos a entrar dentro da imensa área florestal ou as cascatas e riachos. Neste concelho de Vila Real, existe tudo o que há de mais genuíno: os cenários montanhosos a perder de vista, os rios e cursos de água, as pontes e vias medievais ou as igrejas e capelas românticas.
É precisamente no Parque Natural do Alvão que está presente uma das maiores quedas de água da Europa, as Fisgas de Ermelo. A Nossa Senhora da Graça, com quase mil metros de altitude e onde vai culminar o final desta Etapa, oferece uma vista panorâmica sobre a região. Na comida, o cabrito assado ou a posta maronesa grelhada na brasa são muito típicos, tal como o vinho verde de Mondim e o mel natural dos montes.
O último dia de prova, antes do contrarrelógio Porto - Vila Nova de Gaia que vai fechar as contas finais da competição, conta com mais 174,5 quilómetros percorridos e tem chegada prevista para as 17h30, altura em que o pelotão deverá chegar ao alto da Senhora da Graça. Antes, o pelotão tem um dia duro pela frente e com poucos metros planos: a subida ao Monte Farinha é uma primeira categoria, assim como na Serra do Marão (96,7 quilómetros) e Barreiro (133,4). Haverá ainda duas quartas categorias, uma logo aos 11,6 quilómetros e depois aos 112,1, no Velão. As metas volantes estarão em Paredes quando a corrida retornar ao município paredense (31,2), Amarante (66,8) e Mondim de Basto (162,8), antes da escalada final.