A prova que vai encerrar a edição 83 da Volta será decidida num contrarrelógio entre Porto e Vila Nova de Gaia.
No total serão 18,6 quilómetros a distância que cada ciclista que alinhar na prova irá fazer neste último dia de Volta a Portugal. O percurso começa no Parque Oriental da Avenida Francisco Xavier Esteves, no Porto.
Cidade ribeirinha, marcada pela vista privilegiada sobre o Douro e para a monumental Ponte D. Luis, o Porto é uma região nortenha de excelência. O seu Centro Histórico é considerado Património da Humanidade, classificado pela Unesco. Também tem elementos culturais de referência, tais como a Torre dos Clérigos ou a Sé Catedral do Porto.
Uma das maravilhas da cidade é o Museu de Arte Contemporânea, em pleno Parque de Serralves – um projeto da autoria do arquiteto Siza Vieira. Ir ao Porto é também sinónimo de provar as típicas francesinhas ou as Tripas à moda do Porto, acompanhado por um vinho da região: o vinho do Porto, claro.
O contrarrelógio individual desta segunda-feira é relativamente técnico, mas sem grandes oscilações no terreno. Um a um, os corredores estarão em prova pela ordem inversa à classificação, partindo de minuto a minuto, com exceção dos últimos dez que saem de dois em dois minutos. O primeiro corredor na estrada parte às 15h06. O Top Dez começa a aparecer às 16h42 quando partir Henrique Casimiro (Efapel Cycling) e, por fim, o Camisola Amarela Continente, Frederico Figueiredo, partirá às 17 horas chegando cerca de 25 minutos depois à marginal de Gaia, local onde serão consagrados os vencedores da Volta 2022.