Quem irá assinar a Amarela em Leiria?
Home > Notícias > Volta > Quem irá assinar a Amarela em Leiria?
Volta
Quem irá assinar a Amarela em Leiria?
16:00 - 01 agosto, 2019

Leiria já foi final de etapa da Volta 18 vezes. O percurso de hoje tem uma extensão de 174,7 quilómetros, com passagem por Alvaiázere e Pombal.

Partilha este artigo

"Catalogada como de média dificuldade, a primeira etapa da Volta que concede a Miranda do Corvo a estreia absoluta na prova, terá na Serra da Lousã, na fase inicial da tirada, a maior dificuldade. Apesar do relevo irregular apresentar mais alguns obstáculos, o principal destaque, como sempre nos primeiros dias, será a enorme tensão no pelotão. Apesar de tudo, considerando a ausência de dificuldades na fase final da etapa, julgo que os melhores velocistas vão ser protagonistas na fantástica reta de 600 metros da Avenida Dr. João Soares, em Leiria."

Joaquim Gomes, diretor de prova

Torre Sineira

A Sé Catedral de Leiria é a única em Portugal que não possui a torre sineira integrada. A lenda conta que os habitantes do outro lado da cidade não conseguiam ouvir os sinos a chamar para a oração. Por esse motivo, em 1770, o Bispo D. Miguel Bulhões e Sousa ordenou a construção de outra torre sineira na encosta do castelo sobre uma das antigas torres medievais das Portas do Sol. Ao lado da Torre foi construída a casa do sineiro, tão célebre no romance de Eça de Queiroz “O Crime do Padre Amaro”. Eram lá os encontros amorosos dos personagens principais, Amélia e Amaro, o pároco da Sé Catedral de Leiria.

O que comer? 

A cozinha da região não dispensa lentriscas e negritos assados na brasa, leitão à moda da Boa Vista, bacalhoada com migas de nabiça e broa ou ainda bacalhau com chícharos à moda da Santa Catarina da Serra a complementar uma fritada de peixinhos do Lis.                      Para sobremesa, é obrigatório pedir as famosas brisas de Lis ou os Canudos de Leiria, ambos à base de ovos, o doce de amêndoa ou a Lampreia de ovos.

 

 

 

Notícias Relacionadas
Destaques
Ver todos
16:40 - 03 agosto, 2019
14:00 - 03 agosto, 2019
13:20 - 03 agosto, 2019