Primeira etapa em linha parte de Miranda do Corvo
Home > Notícias > Volta > Primeira etapa em linha parte de Miranda do Corvo
Volta
Primeira etapa em linha parte de Miranda do Corvo
13:50 - 01 agosto, 2019

A primeira etapa acontece na terra da Chanfana, prato típico à base de carne de cabra e marca a estreia de Miranda do Corvo na Volta a Portugal. 

Partilha este artigo

Os trepadores hão-de ficar alerta logo nos primeiros quilómetros na Serra da Lousã onde está uma contagem de primeira categoria. O percurso acidentado de 174,7 quilómetros passa ainda por Alvaiázere e Pombal até chegar a Leiria, cidade que já foi final de etapa da Volta 18 vezes.

Parque Biológico da Serra da Lousã

O Parque Biológico é a maior amostra da fauna e flora autóctone e de agropastorícia tradicional portuguesa, contando-se mais de 60 espécies representativas da fauna existente no país. Este autêntico refúgio pertence ao distrito de Coimbra e permite observar animais como o lobo ibérico, urso pardo, lince, aves de rapina e javali, em habitats praticamente naturais. O espaço tem ainda uma Quinta Pedagógica, um centro hípico, um Labirinto de Árvores de Fruto – único no Mundo - e diversos museus sobre artes e ofícios tradicionais.

O que comer?

Em Miranda do Corvo é obrigatório comer chanfana, um prato típico à base de carne de cabra que terá surgido no mosteiro da região, o de Santa Maria de Sernide. Até finais do século XIX, todos os agricultores e rendeiros eram obrigados a pagar foros ao convento. Galinhas, vinho, azeite, dias de trabalho, cabras e ovelhas, eram formas de pagamento frequentes. Para dar vazão às “rendas” recolhidas, as freiras usavam as “doações” para cozinhar o prato que agora chamamos de chanfana. O louro e os alhos que tinham na quinta completavam o lote de ingredientes. A iguaria era cozinhada em agosto e guardada religiosamente ao longo do ano nas caves frescas do mosteiro.

 

 

 

Notícias Relacionadas
Destaques
Ver todos
16:40 - 03 agosto, 2019
14:00 - 03 agosto, 2019
13:20 - 03 agosto, 2019