Pelotão descansa na cidade mais alta do país
Home > Notícias > Volta > Pelotão descansa na cidade mais alta do país
Volta
Pelotão descansa na cidade mais alta do país
12:00 - 16 maio, 2019

Ana Bacalhau dá música à Noite da Volta

Partilha este artigo

Antes da Apresentação Oficial e a pouco mais de dois meses de começar a 81ª Volta a Portugal Santander, a Guarda apresenta-se como a Cidade do Dia de Descanso. A caravana e pelotão vão repousar, a 6 de agosto, a mais de 1000 metros de altitude e a mais alta das cidades portuguesas será também palco das muitas atividades que preenchem a jornada de repouso da Volta.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Monteiro, “a Volta a Portugal em Bicicleta é um marco desportivo importante no nosso país e aquela que mobiliza e entusiasma toda a sociedade portuguesa. É para nós motivo de grande satisfação que a nossa cidade, a mais alta do país, saia, uma vez mais, valorizada por acolher este grande evento desportivo, dinamizador do território nacional.”

A animação vai chegar à cidade logo na véspera, segunda-feira, 5 de agosto, quando, cerca das 17h30, terminar no centro da Guarda, junto ao jardim José Lemos, a quinta e última etapa da primeira fase da prova. Esta jornada de 160 quilómetros vai começar em Oliveira do Hospital e percorrer uma boa parte dos municípios com influência na vertente norte da Serra da Estrela, tendo a subida do “Porto da Carne”, já no concelho da Guarda, a vincar definitivamente o nível de exigência na parte final da etapa.

 

5 F’s na Volta a Portugal

Formosa, forte, farta, fria e fiel, a Guarda, conhecida pela cidade dos cinco f’s já marcou presença em 35 edições da maior competição velocipédica nacional. Entre as várias participações, em muitos casos como local de chegada de etapa e no dia seguinte como palco de partida, o município já assistiu no historial da Volta a Portugal ao início de 26 etapas e viu chegar a caravana em 29 ocasiões. Como Cidade do Dia de Descanso estreou-se em 1946, durante a 11ª Volta a Portugal, uma das mais longas edições de sempre – foram 29 dias de competição com quatro dias de repouso, o segundo na Guarda após onze dias na estrada.  

 

As emoções durante a etapa e à flor do empedrado que conduzem à zona da meta são apenas parte da grande animação que vai invadir o município da Guarda. Para essa noite está programado o Concerto da Volta, habitual iniciativa oferecida pelo município com entrada livre para festejar a presença da Volta na cidade. Ana Bacalhau sobe ao palco na Praça Luis de Camões, junto à Sé da Guarda, às 22 horas. Após o espetáculo, a animação vai continuar noite fora no GIN GIBRE, espaço de diversão bem junto ao concerto.

Na terça-feira, 6 de agosto, enquanto o pelotão profissional da Volta aproveita o Dia de Descanso, realiza-se, na Guarda, a já tradicional Etapa da Volta em cicloturismo, onde as centenas de amantes da modalidade têm a oportunidade de fazer uma etapa desfrutando das estruturas utilizadas na Volta a Portugal - a mesma reta da meta dos profissionais e a subida ao pódio para a cerimónia de entrega de prémios. A partida da 13ª Etapa da Volta Via Verde RTP acontece às 10 horas, no Jardim José de Lemos, percorre cerca de 70 Km, terminando no mesmo local.

Este evento é um grande ativo para as cidades que recebem o dia de descanso, representando um impacto económico acrescido muito significativo com a presença de cerca de duas mil pessoas, entre elementos da organização, das equipas e cicloturistas.

As inscrições estão abertas até às 24 horas de 3 de agosto e poderão ser efetuadas em www.volta-portugal.pt.

 

Notícias Relacionadas
Destaques
Ver todos
15:40 - 03 agosto, 2019
13:00 - 03 agosto, 2019
12:20 - 03 agosto, 2019