AGuarda o pelotão antes do dia descanso
Home > Notícias > Volta > AGuarda o pelotão antes do dia descanso
Volta
AGuarda o pelotão antes do dia descanso
17:00 - 05 agosto, 2019

Cidade da Guarda recebe o final da 5ª etapa

Partilha este artigo

Antes do dia de folga, os derradeiros 158km da primeira metade da prova vão terminar na cidade mais alta de Portugal Continental. As dificuldades da ascensão à Guarda devem deixar o pelotão ainda com mais expectativas sobre o dia de repouso.

Antigo Sanatório Sousa Martins

Este foi o primeiro complexo hospitalar criado de raiz para assistir doentes com tuberculose. Foi inaugurado em 1907 pela Rainha D. Amélia, influenciada pelo Dr. Sousa Martins que reconheceu a superioridade climática da Guarda após uma expedição à Serra da Estrela em 1881. Esta unidade de saúde, moderna para a época, tinha capacidade para receber à volta de mil pacientes. O edifício era composto por três pavilhões de internamento, farmácia, laboratório, edifício da administração, sala de raio-x, capela e três moradias para albergar os doentes que viessem acompanhados pelas famílias. No ano de 1974 o sanatório foi extinto e ali foi instalado o Hospital da Guarda. Atualmente está classificado como conjunto de Imóveis de Interesse Público.

O que comer?

Tal como a própria cidade, também a gastronomia da Guarda se pode caracterizar como Forte e Farta, ou não tivesse origens na tradição beirã.

Comece com caldo de grão ou com sopa de castanha enquanto escolhe o prato que se segue: bacalhau à Conde da Guarda, bacalhau assado à lagareiro, bucho com grelos ou cabrito assado em forno de lenha são boas sugestões. Termine com arroz doce ou com leite-creme e, claro, não saia da Guarda sem o afamado queijo da Serra.

Notícias Relacionadas
Destaques
Ver todos
16:40 - 03 agosto, 2019
14:00 - 03 agosto, 2019
13:20 - 03 agosto, 2019